Buscar

sábado, 30 de março de 2013

SANTO ESTEVAN



O dia de Santo Estêvão é comemorado no dia 26.12 pela Igreja Católica Apostólica Romana, logo após o nascimento de Cristo. Aqui na Itália é feriado neste dia.

Santo Estêvão (Santo Stefano em italiano) foi o primeiro mártire cristão, lapidado em Jerusalém enquanto pregava a palavra de Deus aos seus perseguidores. Provavelmente, Estêvão foi um hebreu educado nos cânones da cultura helênica e um dos primeiros judeus a se tornar cristão e diácono da Igreja católica, segundo os Atos dos Apóstolos.

Entre 33 e 34 d.C., os hebreus helênicos, diante do grande número de convertidos à nova fé, acusaram Estêvão de pronunciar blasfêmias contra Moisés e Deus. Foi acusado injustamente e levado fora da cidade para ser lapidado. Os Atos dos Apóstolos dizem que Estevão foi sepultado por alguns cristãos que não permitiram que seu corpo fosse deixado a mercê dos abutres, como era comum à época

Passados muitos anos de sua morte, a história de suas relíquias virou lenda. Em 415, um sacerdote chamado Luciano teve um sonho em que Santo Estêvão e outros apóstolos estavam tristes por terem sido enterrados sem honras e queriam um lugar onde pudessem ser cultuadas suas relíquias. Assim, Deus salvaria o mundo destinado a destruição pelos pecados cometidos pela humanidade. Encontrado o lugar da sepultura coletiva e com o acordo do bispo de Jerusalém, iniciou-se a escavação para o resgate das relíquias, notícia esta que fez furor em todo o mundo cristão. O imperador Constantino havia sancionado a lei de liberdade ao novo culto em século antes. As relíquias foram trasladadas para a Igreja de Sion, em Jerusalém. Posteriormente, durante as Cruzadas do século XIII, grande parte delas foram roubadas e levadas para a Europa.

Na Itália, Santo Estêvão é muito venerado e seu dia é feriado nacional. São 14 municípios e centenas de igrejas que levam seu nome, além de ser o patrono de muitas localidades italianas. Artisticamente é representado com a dalmática, o vestuário litúrgico dos diáconos, e seus atributos são as pedras e palmas. É invocado aos que sofrem de cálculos renais e é o padroeiro dos pedreiros.

Giorgio Vasari, Martirio di Santo Stefano, 1571

Charles Mellin, Lapidação de Santo Estêvão, Saint-Etienne, Abbaye-aux-Hommes, Caen

Nenhum comentário:

Postar um comentário